RECONSTRUINDO MUROS CAÍDOS
Neemias 1:1-4;
1. As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,
2. Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
3. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
4. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Neemias 2:1-5
1. Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
2. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
3. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
4. E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
5. E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Se algo se encontra com a necessidade de reconstrução é porque um dia esteve de pé, sem rachaduras e sem ruínas. No caso dos textos de Neemias, pode-se perceber claramente que os muros de Jerusalém (ירושלים) estavam fendidos, ou seja, cheios de rachaduras e com algumas partes demolidas, todavia, o historiador judeu do século I, Flávio Josefo afirma que os muros estavam em ruínas (JOSEFO, 1990). Ruína significa desmoronamento, estragado, escalavrado pelo tempo (desgastado), degradado, em escombros e destroçado.
Visto que a exegese bíblica busca a interpretação do texto sagrado pelo contexto histórico, os conhecimentos da época pelo autor e, também, pelos conhecimentos arqueológicos, geográficos, cronológicos e pela história geral, faz-se necessário então, um balanço do contexto histórico-teológico dos textos em voga, contudo não faremos uma análise completa somente parcial. Começar-se-á, então, pelo significado do nome de Neemias que é Deus consola ou Deus é meu consolo (אלוהים שלי היא חמה ou simplificado אלוהים לב). Todavia, os textos descrevem a situação de Jerusalém causada pela oposição dos inimigos do povo judeu, toda a destruição e profanação dos monumentos sagrados como o Templo, os muros e suas portas, mas também toda a miséria, fome e paganismo que se encontravam os poucos judeus que não foram cativos para a Babilônia.
Em suma, Judá estava exilada na Babilônia, agora conquistada pela Pérsia por Ciro em 539 a. C. Os registros bíblicos informam que Ciro teria recebido uma mensagem divina que o ordenava a enviar de volta à Palestina todos os judeus cativos naquela cidade. De qualquer forma, foi o autor de famosa declaração que em 537 a. C. autorizava os judeus a regressar à Judéia, pondo fim ao período de Cativeiro Babilônico. Em uma noite de 5/6 de outubro de 539 a.C., Ciro acampou em volta de Babilônia com seu exército. Enquanto os babilônicos festejavam, engenhosamente Ciro desviava as águas do Rio Eufrates para um lago artificial. Eles puderam atravessar o rio com a água na altura da cintura e entraram sem lutar, visto que os portões estavam abertos, conquistando assim, os babilônios. Isso prova que quando não vigiamos os muros de nossa vida o inimigo, ou os inimigos, podem fendê-los.
As palavras de Ezequiel, apresentando o desejo divino por um único homem que se colocasse nas brechas dos muros de Jerusalém para defendê-las, ecoaram por cerca de 140 anos, até chegarem aos ouvidos de Neemias,
Ezequiel, 22:30 [...]E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.
Jerusalém estava destruída há quase um século e meio. Neemias não a conheceu. Ele nasceu no cativeiro babilônico. Sua residência fixava-se a cerca de 1500 km de distância de Jerusalém em Susã, à época capital da Pérsia. Contudo, ele é o homem que se dispôs a fazer o trabalho de Deus. O homem que não foi encontrado nas ruas de Jerusalém para defender a cidade foi buscado por Deus num palácio da Pérsia.
Neemias veio para Jerusalém 93 anos após os primeiros judeus retornarem do cativeiro e começarem o sonho da reconstrução da cidade. Quando chegou a Jerusalém, viu os muros no chão. Em 52 dias Neemias reedificou o que em 93 anos não foi feito, restaurando em Jerusalém os muros, a honra e a segurança da cidade, as portas e a justiça do povo, a Lei do Senhor e o culto a Deus. Neemias enfrentou a oposição dos inimigos e a traição dos irmãos. Sua obra despertou intensa oposição por parte dos homens poderosos em derredor. Propôs-se a reunir os judeus como nação. Seu lema: Oração e trabalho.
Hoje em dia não enfrentamos somente problema financeiro que caracteriza fendas e rachaduras nos muros de nossa paz e felicidade, mas sob tudo, o homem moderno enfrenta a destruição da família, do casamento, dos sonhos, da moral, da amizade e de vários outros setores da vida. Talvez o leitor possa estar com os muros do casamento, da família, da saúde, do relacionamento com os filhos etc., destruídos, fendidos e rachados, contudo há esperança, veja o que Deus nos diz em sua palavra:
Jó 42:10 O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.
Deus quer virar nosso cativeiro também, Ele quer transformar todo o nosso sofrimento em alegria, não importa onde nossos muros estão fendidos, vamos reconstruí-los para honra e glória do nosso Deus, pois,
Jó 42:12 assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Deus não está interessado em nossa derrota não é honrado para Ele que seus filhos sejam massacrados pelo diabo, sabemos que tudo que passamos é por causa do pecado capital, somente por isso enfrentamos derrotas, somente por causa do pecado adâmico estamos sujeitos às fendas em nossos muros. Para uma cidade da antiguidade bíblica e histórica, ter seus muros caídos e fendidos era desonra, humilhação, insegurança e sinal de derrota, assim é conosco quando estamos separados de nosso cônjuge, desempregados, endividados, doentes ou deprimidos, estamos, então, com nossos muros fendidos e caídos, precisamos primeiro vigiar e orar para que nossos muros não caiam, mas se isso acontecer temos o socorro, temos quem nos ajuda reconstruir nosso casamento, nossa vida espiritual e profissional, temos quem reconstrói nossa alegria e felicidade, temos Jesus que nos cura, salva e liberta do mal.
Devemos somente crer, lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, deixá-lo reconstruir nossos muros há seu tempo, pois, fomos escolhidos pelo próprio Jesus Cristo, então
I Pe 1:3-5 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
Por isso, com fé, como quem está
I Pe 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Creia, ore, jejue, busque em Deus a solução, se ‘revolte’ com o problema, não aceite ele, Deus é maior, se conforte com a perda, saiba que Deus tem coisa melhor para nós, saiba que com Jesus temos salvação, redenção, adoção e libertação, se perdemos alguém por óbito ele está com Cristo, se estamos condenados à morte por doença etc., vamos para o Senhor. Neemias é tipologia de Cristo como aquele que nos reconstrói, nos reedifica, nos revigora e nos restaura, Jesus é o nosso bem maior. Neemias sofreu com oposição, ameaças, descrédito e perseguição, nós sofremos todo tipo de problema, Cristo também os enfrentou, mas com tudo isso; “somos mais que vencedores”, portanto, amado e amada, Deus quer reconstruir nossos muros, nos devolver a honra, proteção e alegria, e nos libertar do opressor.
Por fim, A velha natureza está sempre ativa em nós, se não vigiarmos. Temos necessidade da exortação para não provocarmos, para não sentirmos inveja, para não julgarmos os outros, para não derrubarmos nós mesmos os nossos muros de honra e proteção. No tocante aos nossos pensamentos, aos nossos sentimentos mútuos, ao nosso relacionamento com o outro e com o próximo, devemos seguir igualmente o exemplo deixado pelo Senhor Jesus Cristo. Devemos ser submissos (sujeitos) uns aos outros, revestidos de humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo (Col 3; 12, 13). Porque, a verdade que fere é pior (o efeito é melhor) do que a mentira que consola (Carlos A Baccelli). Então, quando assumimos os muros caídos em nossas vidas demos o primeiro paço para sua reconstrução, pois tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado (Roberto Shinnyashiki). Amém!
Professor Nilton Carvalho é Historiador, Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Teólogo e mestrando em Ciências da Religião. ndc30@hotmail.com; http://www.palavradevidaemcristo.blogspot.com/;http://historiaeculturandc.blogspot.com/;http://twitter.com/#!/profnilton07
Referências bibliográficas
A BIBLIA ON LINE, disponível em http://www.bibliaonline.com.br/aa/1pe/5; acesso em: 14 fev. 2011.
JOSÉFO, Flavio. História dos Hebreus. Tradução Vicente Pedroso. Rio de Janeiro: CPAD, 1990.
LIÇÃO 1. Exegese do Antigo Testamento, Faculdade Teológica Moriah, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
KIRST, N. et alii Dicionário Hebraico-Português e Aramaico-Português. 21. ed. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2008.
PENSADOR. Info. Disponível em, http://pensador.uol.com.br/palavra_de_consolo/, acesso em 18/02/2011.
PLENITUDE, Bíblia de Estudo, Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.
RYRIE, Charles C., A Bíblia Anotada: edição expandida. Ed. Revista e expandida, São Paulo – SP: Mundo Cristão; Barueri – SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2007.


Nenhum comentário:
Postar um comentário