segunda-feira, 28 de março de 2011


MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
O cotidiano de um povo escolhido por Deus.
UNIDADE III
O DIA-A-DIA EM ISRAEL
Prof. Esp.: Nilton Carvalho

Objetivo da unidade: levar o aluno à compreensão de como era o cotidiano dos antigos hebreus e o seu relacionamento com habitação, calendário, unidade de medir e de valor monetário, o campo, a cidade e as línguas. Fazendo-o refletir sobre as informações do imaginário hebreu e suas representações culturais contidas nas Escrituras Sagradas e naquilo que ele já aprendeu sobre a rotina dos povos bíblicos, em particular dos israelitas.

CAPÍTULO 1: A HABITAÇÃO, O ESPAÇO DA FAMÍLIA

  • A palavra casa/habitação é um termo muito comum nas Escrituras Sagradas, ela se refere a um lar composto por uma família (heb.  ,  בַּיִת, : Bayit, casa no sentido de habitação); a um lugar específico ‘Belém’ (heb. לחם  בית; לאהאם באיט: Beyit Lehem, casa do pão), ao templo ‘casa de Deus’(heb.  בית האלוהים;  םאלוהי של בית ; Bayit shal ´elohim/ Bayit Helohim); casa de Deus, o templo de adoração; mas também, à casa celestial, chamada pela Bíblia de ‘casa do pai’ (heb. אבא בית/תהבי של אביו: Abîu shal Habayit/Bayit ´ab´), ou seja, a morada eterna da igreja (Jo 14:2).
1.1.         A Bíblia e a moradia

  • Para o judeu a casa era um lugar sagrado, era comparado a um pequeno reino. Significava lugar de abrigo contra o perigo, de descanso do trabalho e da guerra, de refúgio contra tempestades, de hospitalidade, de cuidado, de nascer e de morrer. Mas, também, ‘lugar de santidade’ (heb. קדוש של מקום; Maqom shal Qadosh); pois o hebreu tinha uma postura santa no interior do lar, suas vestes eram decentes e as pessoas eram dedicadas umas às outras.

1.2.         As casas – estilos e estruturas

  • Os antigos hebreus conheceram dois tipos de moradias, ‘as tendas’ e as ‘casas fixas’, que mantinham o mesmo conceito, que eram abrigo e proteção, todavia o conceito de conforto evoluiu;
  • Nas tendas, viveram nelas os patriarcas e os hebreus que peregrinaram no deserto, após chegarem à Canaã eles habitaram casas fixas, mas o Tabernáculo permaneceu por muitos anos em uma tenda, até Salomão substituí-lo por um templo ricamente construído com pedras, cedro e ouro. Nas peregrinações, eles viviam de forma provisória características de seu nomadismo (Gn 4.20; 12:8);
  • Nas casas fixas, viviam de forma definitiva, características de seu sedentarismo. Não eram sofisticadas como as dos gregos e romanos, eram simples. As exceções eram os palácios e as fortalezas que eram edificações dos poderosos. As casas hebréias se diferenciavam também, socialmente, entre as dos ricos; feitas de tijolos, areia, cal, gesso, mármore polido, cedro, ouro, prata e marfim. E a dos pobres: de apenas um cômodo, de piso em terra batida, com duas ou três janelas, eram de taipa, junco e de portas estreitas com encaixe de pedra;
  •  Luz (heb. ראוֹ, ´or,), a iluminação das casas era um problema, as poucas janelas tinham função de renovar o ar, já que a casa era nos moldes de um quadrado a luz pouco tinha acesso, luz lembra claridade no sentido de raiar do dia, luz que dá a vida, na Bíblia significa luminosidade, alegria felicidade e salvação. Por isso, as candeias (heb. מנורה, Menorah, candelabro, castiçal, lâmpada) ou lampiões, eram de argila ou bronze com pavios de linho ou algodão e abastecidas com azeite, eram as principais fontes de luz no interior das casas;
  • Eram colocadas em lugares altos para clarear todo o ambiente e as mulheres não deixavam que apagassem (Pv 31:18); a lâmpada acesa simbolizava a presença do morador na casa, mas também a disponibilidade de fogo para um visinho negligente que tivera sua candeia apagada;
  • No Tabernáculo e no Templo existiam os Castiçais Sagrados para iluminar a todos simbolizando a presença de Deus. Em nossas vidas existe o Castiçal Sagrado de Deus, O Espírito Santo, o Paracleto (gre. Parákletos: Defensor, protetor, mentor, ajudador ou consolador), a presença real de Deus por meio de Jesus Cristo, que nos ilumina e nos guia em direção à glória eterna (Rm 8:26-30; );
  • Alguns modelos de candeias do Antigo e do Novo Testamento: acima confira.
  • Temos de cima para baixo uma ilustração de candeia ou lampião composta de argila e bronze, um castiçal usado no templo, candeias de metal, lamparinas de barro e uma lamparina de bronze finamente trabalhada;
  • A mobília: eram simples e poucas, esteiras vasos e panelas, eram feitas de barro e de couro de animais. Os mais ricos possuíam mobílias como mesa e cadeiras com pés e divãs, mas todos tinham o baú.

CAPÍTULO 2: O CALENDÁRIO. O MODO DE PENSAR O TEMPO

2.1. A Bíblia e o tempo:
  • A Bíblia foi escrita quando não havia um calendário mundial como temos hoje, Israel e todos os povos da terra tinham seus próprios calendários, sistemas de horas, meses e ano;
  • A Bíblia se refere ao tempo mencionando dia e noite, anos e estações (Gn 1:14);
  • Os antigos povos bíblicos calculavam os meses a partir das fases da lua e o ano a partir da posição das estrelas;
  • Abaixo alguns calendários antigos de povos bíblicos:
  • O calendário egípcio:
Se a civilização egípcia foi talvez à maior do antigo oriente pré-israel o antigo calendário egípcio foi, logicamente, um dos calendários mais precisos e complexos primitivos. Era um calendário solar com base num ano de 365 dias, com 12 meses de 30 dias mais 5 feriados.
Comentário: calendário civil egípcia, indicando a equivalência entre o início do mês calendário moderna. (*Datas Sírius ajustado anualmente início 21 de julho de 2004).
O Nilo marcava as estações de acordo com suas estações de inundação e os meses foram agrupados em três estações.
        
Os egípcios sabiam muito bem que o comprimento real do ano tropical é de aproximadamente 365,25 dias, por isso, eles estavam cientes de que sua agenda foi adiada. Todos os 1461 anos do calendário egípcio foram adiados em um ano, o que completou um ciclo que eles sabiam o nome do período de Sírius. 

  • O calendário babilônico:
         Um dos calendários mais antigos e que compreende 12 meses lunares (divididos em quatro semanas), de 29 ou 30 dias cada um, cujo início é assinalado pelo aparecimento da lua nova. O ano tem 354 dias, 11 dias a menos que o ano solar. Ao fim de três anos há uma defasagem de cerca de um mês em relação ao ano solar. Para resolver essa diferença foi acrescentado um mês complementar (13º mês) ao final de cada período de três anos.


·         O calendário hebreu:

História do calendário

         O calendário judaico parecido com o babilônico devido o tempo no cativeiro, diferentemente do gregoriano (calendário atual do ocidente), é baseado no movimento lunar. Onde cada mês se inicia com a lua nova (quando é possível visualizar o primeiro reflexo de luz sobre a superfície lunar). Antigamente o calendário era determinado simplesmente por observação. O grande problema com o calendário lunar é que se compararmos com o calendário gregoriano, termos em um ano solar 12,4 meses lunares, o que ocorre uma diferença a cada ano de aproximadamente 11 dias, para compensar esta diferença ocasionalmente era acrescentado um mês inteiro (Adar II).

Início da contagem

         O início da contagem do calendário judaico se refere à criação do mundo.

Os meses do calendário judaico

         O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nissan, quando temos a comemoração de Pessach (páscoa). Entretanto, o ano novo judaico ocorre em Tishrei (quando é acrescentado um número ao ano anterior).
Mês
Duração
Equivalente ao calendário gregoriano
Nissan
30 dias
Março-Abril
Iyar
29 dias
Abril-Maio
Sivan
30 dias
Maio-Junho
Tammuz
29 dias
Junho-Julho
Av
30 dias
Julho-Agosto
Elul
29 dias
Agosto-Setembro
Tishrei
30 dias
Setembro-Outubro
Heshvan
29/30 dias
Outubro-Novembro
Kislev
30/29 dias
Novembro-Dezembro
Tevet
29 dias
Dezembro-Janeiro
Shevat
30 dias
Janeiro-Fevereiro
Adar
29/30 dias
Fevereiro-Março
Adar II
29 dias
Março-Abril
·         As estações em Israel eram duas a chuvosa e fria, a seca e quente; elas determinavam as atividades agrícolas, plantio das sementes, florescimento das arvores e começo da colheita;
·         A semana no Israel bíblico era de sete dias, era assim marcadas devido o mês ser dividido em quatro partes e à criação divina de todas as coisas na terra que durou sete dias. Os dias não tinham nomes como os nossos, a exceção era o sábado o dia de dedicação a Deus e descanso.
  • DIA CIVIL: é o dia legal que corresponde a volta completa que a terra da em seu eixo, movimento de rotação;
  • Desde os primórdios, o dia civil é considerado, dum pôr do Sol ao outro; na sua origem, o dia natural, que é o período de claridade, designado pelo vocábulo IOM (heb. יוֹם: Yom), dividia-se em três partes, a saber:
A manhã, o meio dia e a tarde
  • Considerando-se à hora sobre o aspecto bíblico, ou seja, 1 hora representava 1/12 avos do período que o Sol brilhava a primeira vez no dia. Tinham: cada período era dividido em quatro partes de três horas cada, denominados:
Primeira hora
Iniciava-se no levante do Sol
Terceira hora
Iniciava-se às 9 horas
Sexta hora
Iniciava-se ao meio dia
Nona hora (hora da morte de Cristo, Mt 27:46)
Iniciavam-se às 3 da tarde
  • A NOITE
  • A noite dos hebreus antigos era dividida em três vigílias; começava pelo vislumbrar de três estrelas, as quais eram seguidas até o alvorecer.
Primeira vigília
Do por do Sol a meia-noite
Segunda vigília
Da meia-noite ao cantar do galo
Terceira vigília
Do canto do galo ao nascer do Sol
  • Já a noite dos hebreus do Novo Testamento devido influência dos romanos, eram de quatro vigílias:
Primeira vigília
Das 18 às 21 horas
Segunda vigília
Das 21horas à meia-noite
Terceira vigília
Da maia-noite às 03 da manhã
Quarta vigília
Das 03 às 06 da manhã

  • Posteriormente, até os dias atuais, adotou-se a divisão de um dia em 24 horas, com o início ao pôr-do-sol e término no dia seguinte.
  • Exemplos:
0 hora de um determinado dia, quando o relógio marca 18 horas
6 horas quando marca meia-noite
12 horas quando marca 6 horas do dia seguinte
18 horas quando marca meio-dia
24 horas quando marca 18 horas
  • Em síntesepara os não judeus, um dia convencionado de 24 horas, engloba, digamos, a segunda metade da noite, todo o dia e, a primeira metade da noite, ou seja, a noite que é contínua, pertence na realidade há dois dias.
  • A HORA
  • As horas são divididas em:
1080 Escrópulos denominados Halakim, e cada Escrópulo em 76 instantes ou Regaím.
RESUMINDO:
1 hora = 60 minutos = 1080/60 = 18, ou seja, cada minuto da hora usual corresponde a 18 helakim da judaica.
CONCLUINDO:
Cada Helek, corresponde a 3 1/3 segundos.
3 1/3 X 1.080 = 3.600 segundos = 60 minutos = 1 hora

CAPÍTULO 3: UNIDADES DE MEDIR – PESOS, MEDIDAS E DINHEIRO

3.1. Pesos, medidas e dinheiro na Bíblia:
Tabela de Dinheiro, Pesos e Medidas
PESOS

Siclo (Unidade básica )
Gn 24:22
Equivale atual 11,424 g

Gera (1/20 de um siclo)
Êx. 30:13
Equivale atual 571 g

Beca (meio siclo)
Êx. 38:26
Equivale atual 5,712 g

Mina (50 siclos)
Ed. 2:69
Equivale atual 571,2 g

Talento (3000 siclos)
Ed. 2:69
Equivale atual 34,272 Kg
Talento em Apocalipse 15:21 equivale a 40 Kg


DINHEIRO

Lepto (1/128 de um denário)
Moeda de cobre ou de bronze
Mt.12:42

Quadrante (1/64 de um denário)
Moeda romana de cobre
Mc. 12.42

Asse (1/16 de um denário)
Moeda romana de cobre
Mt 10:29 - Centil

Drácma (Unidade básica)
Moeda grega de prata
Equivale a um denário
Lc. 15:8

Denário (Unidade Básica)
Moéda romana de prata
Equivale a um Drácma
Mt. 20:2

Didrácma
Moeda grega de prata
Equivale a 2 drácmas
Mt. 17:24

Tetradrácma
Moeda grega de prata
Equivale a 4 drácmas
Mt. 26:15

Estáter
Moeda grega de prata
Equivale a 4 drácmas
Mt. 17:27

Mina
Moeda grega de ouro
Equivale a 100 denários
Lc. 9:13

Talento
Moeda de prata ou ouro
Equivale a 6.000 denários
Mt. 15:25

CAPACIDADE

Cabo (1/18 do Efa)
Equivalente atual 1 litro
II Rs. 6:25

Gômer (1/10 do efa)
Equivalente atual 1,76 litros
Êx. 16:16

Alqueire (1/3 do efa)
Equivalente atual 5,87 litros
II Rs. 7:1

Efa (Unidade básica)
Equivalente atual 17,62 litros
Lv. 19:36

Leteque (5 efas)
Equivalente atual 88,1 litros
Os. 3:2

Coro (10 efas)
Equivalente atual 176,2 litros
Ed. 7:22 ou ômer Ez. 45.11

Almude (Metreta)
Equivalente atual 40 litros
João 2:6

COMPRIMENTO

Dedo
Equivalente atual 1,8 cm
Jr. 22:21

Quatro Dedos
Equivalente atual 7,4 cm
Êx. 37:12

Palmo
Equivalente atual 22,2 cm
Êx. 28:16

Côvado (Quatro palmos)
Equivalente atual 44,4 cm
Gn. 6:15

Braça (Quatro côvados)
Equivalente atual 1,8 cm
At. 27:28

DISTÂNCIA

Jornada de um sábado - At 1:12 - 888m
Jornada de um dia - Gn 31:23 - 30 a 40 Km


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